terça-feira, 21 de maio de 2019

Benefícios do consumo do mamão

     Mamão maduro cortado ao meio
      
O mamão é uma fruta bastante popular no Brasil. Principalmente porque a fruta pode ser cultivada em todas as regiões e não requer grandes cuidados. Além disso, a fruta é saborosa e cheia de benefícios para a saúde. Confira a seguir quais são cada um deles.

1- Possui propriedades anti-microbianas

Tanto a polpa quanto as sementes de mamão possuem propriedades bactericidas. Ou seja, o consumo destas partes são capazes de inibir a proliferação e exterminar alguns tipos de colônias de bactérias que podem ser prejudiciais a saúde.
Isso foi mencionado pela primeira em um estudo publicado em 1982 pela universidade da Nigéria, quando foram descobertas as propriedades do mamão em impedir que microrganismos prejudiciais se proliferassem no organismo, ajudando a prevenir diversos tipos de doenças.

2- É hipotensivo

Um outro estudo, publicado nos anos 2000 na Phytotherapy Research por pesquisadores nigerianos, revelou que a polpa do fruto do mamão também tem propriedades hipotensivas.
Ou seja, quando consumida em quantidades moderadas a fruta ajudou a diminuir a pressão não só arterial, mas também a renal em ratos hipertensos. Além disso, o extrato feito com a polpa de mamão também se mostrou ser um relaxante natural para as artérias. Melhorando assim, o funcionamento cardíaco e evitando diversas doenças relacionadas ao mau funcionamento do órgão.

3- Hipoglicêmico e hipolipidêmico

Além de ter a capacidade de ajudar a regularizar a pressão arterial, o mamão também é hipoglicêmico e hipolipidêmico. Isso é, a fruta consegue atuar diretamente na redução da glicose e do colesterol no sangue de pessoas que convivem com a diabetes mellitus.
A diabetes mellitus é dividida em dois tipos e é caracterizada pelo excesso crônico de açúcar no sangue, o que pode acarretar em diversos problemas. Além disso, pessoas que sofrem com a doença também são propensas a apresentar níveis de colesterol ruim mais altos que o recomendado.


4- Rico em antioxidantes

Outro benefício encontrado pela ciência no mamão é que ele é rico em substâncias antioxidantes. Os principais são os chamados de compostos fenólicos, compostos polifenóis, como os taninos e os flavonoides. Sendo que estes últimos são considerados os mais poderosos antioxidantes encontrados nas plantas.(6)
Além disso, a fruta também é rica em carotenoides, que são compostos de lipídios que se dissolvem na água e são os responsáveis pelas cores amarelo, laranja e vermelho na natureza.
No organismo, esses compostos são responsáveis por proteger o organismo contra diversos tipos de doenças e degeneração dos músculos e do coração. Atuando também como um poderoso antioxidante.(7)

5- Melhora o funcionamento do intestino

O mamão possui grandes quantidades de uma enzima chamada de papaína. No organismo ela atua como um anti-inflamatório e cicatrizante poderoso. Mas, além disso, essa enzima melhora o processo de digestão e o funcionamento do intestino.
Por exemplo, um estudo publicado em 2017 no World Journal of Pharmaceutical Sciences mostrou que pessoas que possuem alergia ao glúten não apresentaram nenhum sintoma ao comer produtos processados com o mamão.
Além disso, os frutos também são ricos em fibras, que ajudam a melhorar o funcionamento do trato intestinal. Ajudando, então, a prevenir problemas com constipação.

6- Tem propriedades hepatoprotetoras

O consumo dos frutos maduros do mamoeiro também ajudam a proteger o fígado dos danos causados por agentes tóxicos externos. Como por exemplo do acúmulo de gordura na região, abuso de álcool e de alguns medicamentos que também são metabolizados pelo órgão. Sendo que este é um dos usos principais da fruta em algumas regiões do Brasil e da Ásia.

7- Ajuda a prevenir o câncer

O mamão também tem compostos fitoquímicos que ajudam a prevenir diversos tipos de câncer e até mesmo inibir o crescimento de tumoresmalignos. Principalmente quando se trata de câncer de mama, cervical e no pâncreas.(10)
Além disso, a fruta também possui efeitos anti-inflamatórios que ajudam a reduzir os casos de necrose, que é quando ocorre a morte e apodrecimento do tecido celular. Dessa forma, essa fruta melhora a qualidade de vida de pacientes com a doença.(11)
Esse benefício é derivado da grande quantidade de antioxidantes que estão presentes na polpa da fruta e também da papaína, que é uma enzima resistente ao calor e ajuda a dissolver fibras musculares, que envolve diversos tipos de cânceres e dificultam o tratamento.

8- Pode prevenir o aparecimento de úlceras

O consumo do mamão regularmente também pode ajudar a prevenir e tratar úlceras estomacais. Isso acontece porque os compostos fitoquímicos presentes na fruta ajudam a prevenir a destruição das células do sangue e também protegem o estômago de possíveis danos.
Além disso, como já foi mencionado a fruta possui efeitos anti-inflamatórios e bactericidas. Sendo assim, o consumo dela impede a proliferação de bactérias causadoras de úlceras e ajuda a diminuir a inflamação das lesões.

9- Estimula o sistema imunológico

O mamão também é responsável por ajudar a fortalecer o sistema imunológico, que é a defesa do organismo contra diversas doenças aproveitadoras, ou seja, que aparecem quando as defesas do corpo não estão trabalhando da maneira correta.
Parte disso é decorrente da ação antioxidante da fruta, que impede a degeneração celular e também da grande quantidade de vitamina C presente na polpa. Sendo que esta vitamina é conhecida por ajudar a melhorar as defesas do organismo.

10- Trata problemas de pele

Por fim, a polpa do mamão maduro também pode ser aplicada diretamente napele. Sendo muito usada no tratamento de lesões, inflamações e até ressecamento da região.
Essa frutas é considerada muitas vezes mais efetiva que os tratamentos convencionais, principalmente por conta da ação anti-inflamatória e bactericida da fruta.Por causa disso a polpa do mamão maduro também é usada como uma máscara natural contra acne e protetor solar.
Além disso, ele também possui propriedades clareadoras, reduz a oleosidade e retira o excesso de pele morta. Podendo ser aplicado diretamente sobre a pele, como uma máscara facial.
                                         *********************
      Como já foi mencionado, não é apenas a polpa do mamão que é comestível e tem benefícios para a saúde, as sementes da fruta também são bastante usadas em algumas regiões. Principalmente por serem ricas em proteínas, fibras, óleo de mamão e algumas enzimas que fazem bem ao organismo.
      Além disso, quanto torradas e moídas elas podem ser usadas como um tempero, pois possuem um sabor picante, sendo muitas vezes utilizada como um substituta da pimenta do reino.
      As sementes também são usadas na medicina popular de alguns países como um tratamento caseiro para lesões na pele ou nos órgãos internos e como um anticoncepcional masculino natural.
      O consumo da polpa do mamão maduro é seguro. Sendo assim, ele pode ser introduzido na alimentação de crianças, gestantes e idosos sem qualquer efeito nocivo para o organismo. Exceto nos casos em que exista alguma alergia a fruta.
      No entanto, o consumo da fruta verde e das sementes deve ser evitado por mulheres grávidas. Isso porque neste estado o mamão é abortivo, já que estimula a contração uterina, por causa da ação da papaína, que atua induzindo a produção de hormônios que são liberados apenas durante o parto.
     Por fim, as sementes também contêm grandes quantidades de antioxidantes e efeitos anti-inflamatórios e bactericidas, sendo usadas como um tônico para dar energia e aumentar a imunidade do organismo.


Referências:
https://www.remedio-caseiro.com/wp-content/themes/ihaatemplate2/assets/images/logo.svg

Nenhum comentário:

Postar um comentário