quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Luz, Ciencia e Vida

Energia total

Dando sequência aos componentes do ambiente, aborde com os alunos a luz e o calor fornecidos pelo Sol

Por Erika Regina Santana da Silva*




Objetivos:
Observar o fototropismo vegetalVerificar a importância da luz solar para os vegetais

Faixa etária: 4º ano
Duração:
 2 semanas

Verificando que os vegetais necessitam da luz solar

Materiais:

• Caixa de sapatos com tampa
• Sementes de feijão
• Pedaço de papelão não muito grosso
• Copo plástico de 180 ml
• Tesoura
• Algodão
• Água
• Fita adesiva
• Régua

1. Faça uma abertura em forma circular de aproximadamente 5 centímetros de diâmetro em uma das faces menores da caixa.

2. Trace no papelão um retângulo com as medidas da face da caixa que ficou com a abertura. Depois, recorte o retângulo traçado.

3. Faça um corte de aproximadamente 3 cm no lado menor do retângulo cortado. Dobre uma das partes dobradas para cima e a outra para baixo, formando duas abas, como mostram as imagens abaixo.

4. Utilizando fita adesiva, fixe o pedaço de papelão cortado na parede interna da caixa, como aparece na imagem.

5. Coloque um pouco de algodão dentro do copo plástico e umedeça-o. Tenha cuidado para não encharcar o algodão.

6. Coloque três sementes de feijão sobre o algodão umedecido.

7. Coloque o copo com as sementes dentro da caixa, como mostra a imagem.

8. Tampe a caixa de modo que a luz incida em seu interior somente pela abertura. Se necessário, cole fita adesiva na tampa da caixa para evitar que ela se abra. Deixe a abertura da caixa voltada para cima, de maneira que a luz solar penetre na caixa.

9. Coloque a caixa em um local com incidência direta de luz solar.

10. Abra a caixa a cada dois dias e umedeça o algodão que está no copo. Observe o desenvolvimento do feijão durante aproximadamente 15 dias.

Saiba mais!

Essa atividade possibilita que os alunos observem o fototropismo positivo, ou seja, o crescimento de parte de um vegetal em direção à luz. Quando uma parte do vegetal cresce em direção contrária à luz, o fototropismo é negativo, como no caso das raízes. Oriente os alunos para que coloquem o recipiente o mais distante possível da luz que entrará pela abertura da caixa de papelão, obtendo assim um melhor resultado.


Dica esperta!

O feijão pode ser substituído por alpiste ou milho. Caso os grãos não germinem, repita a atividade e tome mais cuidado na escolha dos grãos e na quantidade de água que colocam no algodão. Umedeça o algodão todos os dias tendo cuidado a fim de que ele não fique encharcado ou seco. Se necessário, umedeça-o mais de uma vez ao dia. O algodão pode ser substituído por solo também.


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