CIÊNCIAS
Energia total
Dando sequência aos componentes do ambiente, aborde com os alunos a luz e o calor fornecidos pelo Sol
Por Erika Regina Santana da Silva*
* Erika Regina Santana da Silva é graduada em Matemática (UEL), pósgraduada em Educação Matemática (UEL), autora da Coleção Conhecer e Crescer Ciências, da Escala Editorial, e professora da rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná. |
A luz e o calor fornecidos pelo Sol são componentes do ambiente fundamentais para a existência de vida no nosso planeta. A luz, além de permitir a visão humana, é essencial no processo de fotossíntese, utilizado pela maioria dos vegetais na produção de seu alimento, sendo a base das cadeias alimentares.
A energia luminosa transformada em energia térmica (calor) é o que mantém a temperatura do nosso planeta adequada para a existência de vida. Esse calor, que é retido próximo à superfície terrestre devido a camadas de gases existentes na atmosfera, é o que permite a temperatura ser agradável e suportável e o que favorece a existência de vida. Trabalhar com os alunos a importância desses componentes envolve muitos conteúdos em todos os anos do Ensino Fundamental I.
Atividades com a observação de um mesmo ambiente de dia e de noite são exploradas desde os anos iniciais, para que os alunos percebam que a luz é essencial para conseguirmos enxergar. No caso do calor, colocar um objeto de metal como uma colher em um local que receba incidência direta de luz solar e outro em um local que não receba e, depois de algum tempo, comparar a temperatura desses objetos é uma atividade bastante comum também.
É importante executar com os alunos atividades que mostram que os vegetais precisam da luz para se desenvolver, apresentando o fototropismo positivo, que é o crescimento do vegetal em direção a um estímulo luminoso recebido. Assim, células do caule vegetal que recebem menos esse estímulo têm uma taxa maior de divisão celular, promovendo o encurvamento da planta em direção à luz solar. Com alunos maiores, que trabalham conteúdos de Física, é valioso ainda desenvolver atividades de decomposição da luz branca nas cores do arco-íris. Confira algumas atividades que podem ser realizadas.
|
Verificando que a presença de luz é necessária para a visão humana
Materiais:
• Cartolina
• Lápis de cor
• Tesoura sem ponta
• Folha de papel
• Fita adesiva
• Lápis de cor
• Tesoura sem ponta
• Folha de papel
• Fita adesiva
1. Desenhe na folha de papel um quadrado com cerca de 10 centímetros de lado e recorte-o.
2. Faça um desenho com o lápis de cor no quadrado de papel.
3. Enrole a cartolina na forma de um tubo, deixando uma abertura que cubra o desenho feito no papel. Prenda com a fita adesiva.
4. Posicione o tubo de cartolina como mostra a imagem. O desenho não pode receber luz.
5. Peça a um aluno que olhe pelo tubo de cartolina e tente observar o desenho.
6. Vá afastando lentamente o desenho do tubo da cartolina e veja o que acontece.
O que vai acontecer?
Após a etapa 5, questione se o aluno que observou pelo tubo conseguiu ver o desenho. Provavelmente ele irá responder que não, então o questione por que ele não conseguiu ver. Espera-se que ele conclua que não consegue ver devido à ausência de luz. Após a etapa 6, questione o aluno que observou pelo tubo o que aconteceu quando você afastou o desenho da abertura da cartolina. Possivelmente ele irá dizer que conseguiu ver o desenho.
Dica esperta!
A cartolina enrolada na forma de tubo pode ser substituída por um tubo plástico que tenha o tamanho e a abertura semelhantes aos do tubo de cartolina e que tenha lateral opaca. O desenho feito no papel pode ser substituído por uma palavra que pode ser lida pelo aluno que olhar pelo tubo. A abertura do tubo de cartolina deve ser suficiente para cobrir totalmente o desenho ou a palavra. Isso é importante para que a imagem seja identificada somente quando houver a entrada de luz, ou seja, ao afastar o tubo do desenho.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário