quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Luz, Ciencia e Vida

Energia total

Dando sequência aos componentes do ambiente, aborde com os alunos a luz e o calor fornecidos pelo Sol

Por Erika Regina Santana da Silva*




Objetivos:
Observar o fototropismo vegetalVerificar a importância da luz solar para os vegetais

Faixa etária: 4º ano
Duração:
 2 semanas

Verificando que os vegetais necessitam da luz solar

Materiais:

• Caixa de sapatos com tampa
• Sementes de feijão
• Pedaço de papelão não muito grosso
• Copo plástico de 180 ml
• Tesoura
• Algodão
• Água
• Fita adesiva
• Régua

1. Faça uma abertura em forma circular de aproximadamente 5 centímetros de diâmetro em uma das faces menores da caixa.

2. Trace no papelão um retângulo com as medidas da face da caixa que ficou com a abertura. Depois, recorte o retângulo traçado.

3. Faça um corte de aproximadamente 3 cm no lado menor do retângulo cortado. Dobre uma das partes dobradas para cima e a outra para baixo, formando duas abas, como mostram as imagens abaixo.

4. Utilizando fita adesiva, fixe o pedaço de papelão cortado na parede interna da caixa, como aparece na imagem.

5. Coloque um pouco de algodão dentro do copo plástico e umedeça-o. Tenha cuidado para não encharcar o algodão.

6. Coloque três sementes de feijão sobre o algodão umedecido.

7. Coloque o copo com as sementes dentro da caixa, como mostra a imagem.

8. Tampe a caixa de modo que a luz incida em seu interior somente pela abertura. Se necessário, cole fita adesiva na tampa da caixa para evitar que ela se abra. Deixe a abertura da caixa voltada para cima, de maneira que a luz solar penetre na caixa.

9. Coloque a caixa em um local com incidência direta de luz solar.

10. Abra a caixa a cada dois dias e umedeça o algodão que está no copo. Observe o desenvolvimento do feijão durante aproximadamente 15 dias.

Saiba mais!

Essa atividade possibilita que os alunos observem o fototropismo positivo, ou seja, o crescimento de parte de um vegetal em direção à luz. Quando uma parte do vegetal cresce em direção contrária à luz, o fototropismo é negativo, como no caso das raízes. Oriente os alunos para que coloquem o recipiente o mais distante possível da luz que entrará pela abertura da caixa de papelão, obtendo assim um melhor resultado.


Dica esperta!

O feijão pode ser substituído por alpiste ou milho. Caso os grãos não germinem, repita a atividade e tome mais cuidado na escolha dos grãos e na quantidade de água que colocam no algodão. Umedeça o algodão todos os dias tendo cuidado a fim de que ele não fique encharcado ou seco. Se necessário, umedeça-o mais de uma vez ao dia. O algodão pode ser substituído por solo também.


CIÊNCIAS

Energia total

Dando sequência aos componentes do ambiente, aborde com os alunos a luz e o calor fornecidos pelo Sol

Por Erika Regina Santana da Silva*


Fotos: Shutterstock / Ilustrações: divulgação


Erika Regina Santana da Silva é graduada em Matemática (UEL), pósgraduada em Educação Matemática (UEL), autora da Coleção Conhecer e Crescer Ciências, da Escala Editorial, e professora da rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná.


A luz e o calor fornecidos pelo Sol são componentes do ambiente fundamentais para a existência de vida no nosso planeta. A luz, além de permitir a visão humana, é essencial no processo de fotossíntese, utilizado pela maioria dos vegetais na produção de seu alimento, sendo a base das cadeias alimentares.

A energia luminosa transformada em energia térmica (calor) é o que mantém a temperatura do nosso planeta adequada para a existência de vida. Esse calor, que é retido próximo à superfície terrestre devido a camadas de gases existentes na atmosfera, é o que permite a temperatura ser agradável e suportável e o que favorece a existência de vida. Trabalhar com os alunos a importância desses componentes envolve muitos conteúdos em todos os anos do Ensino Fundamental I.

Atividades com a observação de um mesmo ambiente de dia e de noite são exploradas desde os anos iniciais, para que os alunos percebam que a luz é essencial para conseguirmos enxergar. No caso do calor, colocar um objeto de metal como uma colher em um local que receba incidência direta de luz solar e outro em um local que não receba e, depois de algum tempo, comparar a temperatura desses objetos é uma atividade bastante comum também.

É importante executar com os alunos atividades que mostram que os vegetais precisam da luz para se desenvolver, apresentando o fototropismo positivo, que é o crescimento do vegetal em direção a um estímulo luminoso recebido. Assim, células do caule vegetal que recebem menos esse estímulo têm uma taxa maior de divisão celular, promovendo o encurvamento da planta em direção à luz solar. Com alunos maiores, que trabalham conteúdos de Física, é valioso ainda desenvolver atividades de decomposição da luz branca nas cores do arco-íris. Confira algumas atividades que podem ser realizadas.

Objetivos:
★ Verificar que a presença de luz é necessária para enxergarmos um objeto

Faixa etária: 2º ano
Duração:
 1 aula

Verificando que a presença de luz é necessária para a visão humana

Materiais:

• Cartolina
• Lápis de cor
• Tesoura sem ponta
• Folha de papel
• Fita adesiva

1. Desenhe na folha de papel um quadrado com cerca de 10 centímetros de lado e recorte-o.


2. Faça um desenho com o lápis de cor no quadrado de papel.


3. Enrole a cartolina na forma de um tubo, deixando uma abertura que cubra o desenho feito no papel. Prenda com a fita adesiva.


4. Posicione o tubo de cartolina como mostra a imagem. O desenho não pode receber luz.


5. Peça a um aluno que olhe pelo tubo de cartolina e tente observar o desenho.


6. Vá afastando lentamente o desenho do tubo da cartolina e veja o que acontece.

O que vai acontecer?

Após a etapa 5, questione se o aluno que observou pelo tubo conseguiu ver o desenho. Provavelmente ele irá responder que não, então o questione por que ele não conseguiu ver. Espera-se que ele conclua que não consegue ver devido à ausência de luz. Após a etapa 6, questione o aluno que observou pelo tubo o que aconteceu quando você afastou o desenho da abertura da cartolina. Possivelmente ele irá dizer que conseguiu ver o desenho.



Dica esperta!

A cartolina enrolada na forma de tubo pode ser substituída por um tubo plástico que tenha o tamanho e a abertura semelhantes aos do tubo de cartolina e que tenha lateral opaca. O desenho feito no papel pode ser substituído por uma palavra que pode ser lida pelo aluno que olhar pelo tubo. A abertura do tubo de cartolina deve ser suficiente para cobrir totalmente o desenho ou a palavra. Isso é importante para que a imagem seja identificada somente quando houver a entrada de luz, ou seja, ao afastar o tubo do desenho.



Luz ,Ciencia e Vida



segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Silabário


Dia da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies 
lgua amiga árvore? Se a resposta for sim dê a ela um forte abraço 

Dia da Árvore

21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE



Deveres e responsabilidades a criança e ao adolescente estudante

Projeto de Lei 267/2011
Acrescenta o art. 53-A a Lei n.° 8.069, de 13 de julho de 1990, que “dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências”, a fim de estabelecer deveres e responsabilidades à criança e ao adolescente estudante


Art. 1.º. Esta lei acrescenta o art. 53-A a Lei n.° 8.069, de 13 de julho de 1990, que “dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências”, a fim de estabelecer deveres e responsabilidades à criança e ao adolescente estudante.

Art. 2. °. A Lei n.° 8.069, de 13 de julho de 1990, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 53-A: “Art. 53-A. Na condição de estudante, é dever da criança e do adolescente observar os códigos de ética e de conduta da instituição de ensino a que estiver vinculado, assim como respeitar a autoridade intelectual e moral de seus docentes. Parágrafo único. O descumprimento do disposto no caput sujeitará a criança ou adolescente à suspensão por prazo determinado pela instituição de ensino e, na hipótese de reincidência grave, ao seu encaminhamento a autoridade judiciária competente.”


Trata-se de comportamento decrépito, inaceitável e insustentável, que deve ser prontamente erradicado da vida escolar com a adoção de medidas próprias. No que guarda pertinência com o direito à educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece inúmeros direitos e garantias para a criança e o adolescente, e as respectivas obrigações a serem cumpridas pelo Estado e pela sociedade. Todavia, inexistem dispositivos a disciplinar as obrigações que essas pessoas, na condição de estudantes, devem ter perante seus mestres. Assim sendo, a proposição determina ser obrigação da criança e do adolescente estudante a observância dos códigos de ética e de conduta da instituição de ensino a que estiver vinculado, bem como o respeito à autoridade intelectual e moral do professor.